videos-youtube-livros

 

Sim. Existem livros sobre os vídeos do YouTube. E não é uma brincadeira de primeiro de abril. Nem falamos de livros de marketing na plataforma, dicas para vídeos com mais visibilidade ou biografias de youtubers.

São livros de vídeos do YouTube. Dois deles destacam alguns dos mais incríveis vídeos publicados na plataforma, e aqueles vídeos com cachorros que mais se destacaram até agora.

 

Pois é. Nenhum dos livros fala do vídeo acima, infelizmente. E vários vídeos incríveis ficaram de fora. O que automaticament tira a credibilidade dos livros e de seus autores.

Mesm assim. Vamos ver do que se trata.

 

 

Uma rápida olhada na brincadeira literária

 

giphy

 

Os livros foram publicados pela editora britânica Prion Books, em 2015, pela divisão para livros humorísticos da Carlton Books.

O lançamento coincidiu com o décimo aniversário do YouTube, e seu autor é Adrian Besley. Cada livro custa em torno de seis euros.

Os livros deixam claro que é uma obra não oficial e não autorizada sobre os vídeos dissertados, e conta com uma página de introdução, outra com um disclaimer pelos termos de baixo calão que você pode encontrar em alguns vídeos, e uma breve explicação sobre como ler um código QR, além de várias citações céleres com referências ao YouTube.

Um índice de 150 páginas (100 no outro livro) revelam o conteúdo, com os vídeos comentados.

 

disclaimer-livro

 

Cada página tem a aparência que você vê na foto acima.

O título, uma tagline, um parágafo que explica o vídeo, o código QR e o link para o YouTube. Simples assim.

Quando você se dá conta, você gastou mais de uma hora vendo 40 ou 50 vídeos, mas não avançou mais do que 3 ou 4 páginas do livro.

Os vídeos na sua maioria são divertidos (o conceito de divertido pode variar de pessoa para pessoa), mas os livros são chatos.

Textos insossos, que não te convencem a ler a próxima página. O conceito de playlist de melhores vídeos é uma boa ideia, mas que só se aplica ao conceito prático já presente no YouTube.

 

Sobre os vídeos?

Muitas crianças fazendo bobagens, cachorros fazendo bobagens, gatos fazendo gatices, quedas, kiss cams e coisas do estilo.

Há videos chulos e alguns muito populares, como as montagens com Barack Obama, o anúncio do Ikea parodiando a Apple, o Honest Trailer ou grupos a capella fazendo mashups de músicas da Shakira.

Convenhamos: para ver isso, você não precisa de um livro, por mais barato que seja.

Só espero que a próxima inventice das editoras não seja um livro para ver GIFs animados…

 

giphy_shot