ipad-ipad-mini

Não é exagero da minha parte. Quando coloquei o “agora vai” no título, é porque estamos falando de rumores que podem mesmo acontecer, ou de fontes que estão mais próximas da realidade do que todos nós. Por isso, prepare-se, amigo leitor, pois se tudo o que vem a seguir estiver correto, no próximo mês de abril começamos a ver as novidades da Apple para o mercado mobile para o ano de 2013, indo de novos iPads até novos iPhones.

A fonte dos rumores da vez é o site iMore, que garante ter fontes muito confiáveis e próximas sobre o assunto em questão. Começando pelos smartphones: a fonte afirma que a próxima versão do iPhone só será anunciada no mês de agosto, alterando assim o ciclo regular de lançamento de smartphoens da empresa, lançando uma nova versão dez meses após o lançamento do iPhone 5. Tudo indica que não estamos falando de uma próxima geração do smartphone, mas sim da atualização do modelo que já está no mercado, algo que a Apple vem fazendo nos últimos anos. Ou seja, um iPhone 5S e não um iPhone 6.

Apesar de nenhuma especificação técnica ser antecipada pela fonte da iMore, devemos esperar apenas pelas tradicionais atualizações de hardware, como um processador melhor, maior quantidade de RAM e memória de armazenamento, uma câmera melhor e outras poucas melhorias técnicas.

Os rumores do anúncio de um iPhone mais barato também são ventilados pela fonte, apesar de ainda achar difícil disso acontecer. A Apple não precisa criar um iPhone mais simples e mais barato. É só pegar a versão mais defasada ainda no mercado (por enquanto o iPhone 4) e reduzir o seu preço de forma significativa. Ok, os custos de produção e a relação custo/benefício podem não valer a pena, mas por que criar um produto novo, mais simples, que vai demandar investimento de linha de produção e desenvolvimento, quando você simplesmente pode replanejar os seus lucros em um único produto, reduzindo a sua margem de lucro? Bom, não sei. Perguntem isso para o Tim Cook.

A iMore também tem informações sobre os novos iPads, e essa previsão em especial merece atenção. A fonte revela que uma nova versão do iPad (provavelmente o iPad 5) deve ser anunciada no mês de abril, acompanhada de uma atualização do iPad mini. A ideia é que essa quinta geração do iPad sofra modificações no seu design, se aproximando mais do conceito do iPad mini, com o objetivo de ser mais leve. Já a versão Mini do tablet da Apple só deve receber as tradicionais atualizações de hardware, como a presença da tela Retina e um processador atualizado, sem mudar a sua aparência física.

É importante observar que esses rumores sobre novos tablets são bastante contraditórios, e estão bem mais na zona dos rumores do que as infos sobre os novos iPhones. Porém, se acontecer, pode  causar reflexos bem negativos, principalmente no Brasil. O iPad 4 chegou a mercado brasileiro em dezembro, enquanto que o iPad mini ainda não tem previsão de lançamento por aqui. Se a Apple anunciar um novo iPad mini em abril sem anunciar o primeiro modelo aqui, ou por uma infelicidade do destino essa versão compacta chegar ao mercado brasileiro em março, teremos um dos momentos mais constrangedores da história do mercado de tecnologia no Brasil.

Mas, como disse, essa parte do iPad são rumores menos prováveis. Bom, de qualquer forma, vamos ter que esperar pacientemente para saber se os rumores são reais. E isso porque não estamos falando do iWatch, que deve ser anunciado no final de 2013.