O que antes era um rumor que rodou durante dias nos veículos de tecnologia e dos negócios (já que virou notícia até na Bloomberg) agora é uma realidade. Stephen Elop, CEO da Nokia, formalizou a parceria da empresa finlandesa com a Microsoft, através de uma “aliança estratégica” de importantes consequências.

A primeira delas é que o Windows Phone 7 passa a ser o sistema principal dos smartphones da Nokia. Bing e adCenter também serão serviços que estarão presentes em seus aparelhos. Em troca, o serviço Ovi Mapas será o serviço de mapas da Microsoft.

A Market Place será a “App Store” dos aparelhos da Nokia, que também receberá os serviços do Xbox Live e o Office em seus aparelhos. O alcance do acordo é amplo para os dois lados, e pelo tom do discurso, estão dispostos a entrar na competição de forma pesada. Segue citação: “Nokia e Microsoft somarão forças para criar um eco sistema que não terá concorrência no mercado, tanto em força, como em alcance. Será agora uma competição entre três”. Podemos entender que, quando eles dizem três, eles se referem ao Android, iOS, e Nokia-Microsoft. Abaixo, o vídeo que confirma esta parceria.

O futuro do MeeGo e do Symbian

A Nokia faz questão de deixar bem claro ao mundo que tanto o MeeGo quanto o Symbian seguem vivos. Segundo comunicado da empresa, “o MeeGo passa a ser um projeto open source, e vai se concentrar nos futuros dispositivos em longo prazo. A Nokia vai lançar um aparelho com MeeGo ainda em 2011”. No caso do Symbian, sistema predominante da Nokia, e que muitos já davam como morto com tantos rumores, eles informam que “o Windows Phone será a plataforma prioritária dos smartphones, enquanto que o Symbian continua nos aparelhos menores. Faremos isso visando a oportunidade de reter e migrar a base de 200 milhões de usuários Symbian”.

Algumas perguntas ainda precisam ser respondidas: em quanto tempo os primeiros aparelhos com Windows Phone 7 chegam ao mercado? Algum smartphone pré-anunciado já chegará com o novo sistema? E aparelhos com Symbian^3, como o N8? Serão migrados para o Windows Phone 7? Acreditamos que estas respostas podem chegar em breve, ou até mesmo na Mobile World Congress, da semana que vem.

via Nokia