Levou muitos anos para que as agências governamentais adotassem serviços móveis, como os oferecidos pela BlackBerry. Agora que as tecnologias evoluíram, os problemas apareceram, e eles vão ter que escolher novas soluções, e para isso, para garantir que tudo seja extremamente seguro, a NSA (National Security Agency dos EUA decidiu fabricar o seu próprio smartphone. O mais curioso é que esse dispositivo que você vê na foto acima pode ser fabricado por qualquer pessoa ou instituição (com tempo e dinheiro suficientes), porque usa componentes disponíveis no mercado, de forma aberta.

A agência de segurança iniciou o projeto Fishbowl, com a finalidade de fabricar 100 desses aparelhos, que entre outras coisas permitem a conversação segura entre os usuários, utilizando um sistema de criptografia entre os dois extremos, por meio de uma conexão VPN IPsec, que passa por um servidor VoIP, controlado pela própria agência.

A NSA decidiu publicar todos os documentos relacionados ao projeto, para que os fabricantes possam construir dispositivos similares para outros segmentos do mercado. Eles esperam oferecer os telefones Fiwshbowl com preços baratos, para tornar o projeto viável para todos.

Via Engadget