A Intel Corporation anuncia a disponibilidade da tecnologia Thunderbolt™, uma nova interface de conexão de alta velocidade para PCs que une transferência de dados de alta velocidade e exibição em alta definição (HD) em um único cabo. Rodando a 10Gbps, a tecnologia Thunderbolt pode transferir um filme de alta definição inteiro em menos de 30 segundos. Essa tecnologia desenvolvida pela Intel está chegando ao mercado por meio de uma colaboração técnica com a Apple, estreando na nova linha de notebooks MacBook Pro da Apple.

Espere Menos. Produza Mais

A tecnologia Thunderbolt (anteriormente conhecida pelo codinome “Light Peak”) é capaz de transmitir dados mais rapidamente, simplificar as conexões entre dispositivos e estimular novas maneiras para montar e usar os PCs por meio das conexões de dados de alta velocidade e vídeo HD em um único cabo.

Dois métodos de comunicação são utilizados por esta tecnologia – PCI Express* para a transferência de dados e DisplayPort* para monitores. A PCI Express possui a flexibilidade para conectar praticamente qualquer tipo de dispositivo e a DisplayPort pode alcançar resoluções superiores a 1080p e até oito canais de áudio simultaneamente. A tecnologia Thunderbolt é compatível com os monitores e adaptadores DisplayPort existentes. Todos os dispositivos com a tecnologia Thunderbolt compartilham um conector comum e permitem que os usuários conectem facilmente seus dispositivos um após o outro, conectados por cabos elétricos ou óticos.

A tecnologia Thunderbolt foi projetada para suprir as necessidades dos exigentes criadores de mídia de alta definição. Por exemplo, os cinegrafistas podem liberar sua criatividade usando dispositivos para a captura/mixagem de áudio e vídeo com maior largura de banda e baixa latência, com sincronização altamente precisa para processamento em tempo real. A 10Gbps, grandes arquivos de mídia podem ser transferidos mais rapidamente, reduzindo o tempo de espera para assistir e editar vídeos. Os dados podem ser submetidos a backup e restaurados mais rapidamente, reduzindo o tempo de espera na hora de arquivar o conteúdo. Para usuários de notebooks e netbooks, isso significa um único conector em seu notebook ultrafino que amplia suas capacidades de mídia em alta velocidade e monitores HD. A tecnologia Thunderbolt é complementar a outras tecnologias I/O que a Intel continua a apoiar.

A nova tecnologia é alimentada por um chip controlador da Intel e usa um conector pequeno perfeito para dispositivos móveis que estará incluído nos produtos com suporte para a tecnologia. Inúmeras empresas inovadoras já anunciaram produtos baseados na Thunderbolt, ou planejam oferecer suporte para a tecnologia Thunderbolt em seus próximos produtos, incluindo Aja*, Apogee*, Avid*, Blackmagic*, LaCie*, Promise* e Western Digital*. A Intel está trabalhando com a indústria em um amplo número de produtos compatíveis com a tecnologia Thunderbolt, incluindo computadores, monitores, dispositivos de armazenamento, dispositivos de áudio/vídeo, câmeras, docking stations e mais.

via assessoria de imprensa