windows 10 de graca

A adoção do Windows 10 no mês de junho registrou um aumento de 21,9%, de acordo com os dados da StatCounter.

A proximidade do fim do programa de atualização gratuita a partir do Windows 7 e Windows 8.1 está diretamente relacionada com esse aumento. Nos últimos meses, a adoção do Windows 10 aumentou mês a mês, especialmente no último trimestre.

No anúncio do lançamento do Windows 10 Anniversary Update para o dia 2 de agosto, a Microsoft informou que o Windows 10 está instalado em 350 milhões de dispositivos, sendo esta “a versão do Windows com o nível de adoção mais rápido da história”.

 

Windows 7 segue reinando

windows 10 junho statcounter

O Windows 7 segue na liderança, com 42% do mercado, mas perdeu muito terreno nos últimos meses. O mesmo podemos dizer do Windows 8.1 (8,68%), enquanto que o Windows 8 (já sem suporte) possui apenas 3%.

O Windows XP ainda sobrevive à morte, com 6,5% do mercado, enquanto que o OS X e o Linux mantiveram suas posições, com 10% e 2%, respectivamente.

O StatCounter trabalha com métricas diferentes de outras empresas de análise, mas a tendência de alta do Windows 10 é clara. Será interessante ver as cotas depois do dia 29 de julho (isso é, se a Microsoft não prorrogar a gratuidade), pois a partir daí só só vai contar a base de novos equipamentos. Não imaginamos que um usuário do Windows 7 que não atualizou até agora vai pagar para receber o update.

Via Softpedia