ios9

A adoção do iOS 9 alcançou os 79%, após seis meses do seu lançamento. A versão é compatível com o iPhone 4S (de 2011) ou superior, iPad Mini e iPad 2 ou superior, e iPod Touch de quinta geração ou superior.

É notável o esforço da Apple no suporte de software, contrastando absurdamente com o seu rival Android, que tem sua fragmentação mais e mais exposta. O Android 6.0 Marshmallow está presente em apenas 2.3% dos dispositivos ativos, e isso no mesmo período de vida do iOS 9. E só vai piorar, já que o Android N está em desenvolvimento, com uma versão Preview já publicada, um beta a caminho (que pode chegar na Google I/O) e uma versão final em setembro.

ios9-02

Vale lembrar que a Apple cria e vende hardware e software, não licenciando seu sistema operacional para nenhum outro fabricante, e isso facilita as atualizações. Já o Android tem uma infinidade de parceiros, cada um com suas próprias interfaces e aplicativos adicionados, diferente hardware e fabricantes mais preocupados em vender dispositivos novos do que oferecer um bom suporte ao cliente.

Mesmo assim, é uma humilhação: 79% de adoção do iOS 9 contra 2.3% do Android 6.0. Não imagino como o Google pode resolver isso, já que esse não é um compromisso comum de todos os fabricantes. Menos mal que temos as ROMs alternativas, que são capazes de manter os dispositivos atualizados.

Via Apple