Durante o Mobile World Congress, a Adobe Systems Incorporated (Nasdaq:ADBE) anunciou que desenvolvedores e editores de conteúdo podem lançar aplicativos Adobe® AIR® para mais de 84 milhões de smartphones e tablets baseados nos sistemas operacionais Android e iOS. Hoje, um vasto número de aplicativos está disponível no Android Market e na App Store da Apple e, até o fim do ano, a Adobe prevê que sejam mais de 200 milhões de smartphones e tablets com suporte para aplicativos do Adobe AIR.

A Adobe anuncia também durante o evento mundial a distribuição e atualização de mais de 20 milhões de smartphones com o Adobe® Flash® Player 10.1, entre 35 dispositivos certificados nos primeiros seis meses após seu lançamento. Para 2011, a empresa projeta que o Flash Player estará disponível em mais de 132 milhões de unidades em todo mundo, sendo que 50 tablets devem oferecer suporte ao Flash Payer. Com as ferramentas doAdobe Creative Suite® 5, mais de três milhões de desenvolvedores para a plataforma Adobe Flash podem criar conteúdo para o Flash Player em AIR em vários dispositivos.

“Estamos muito satisfeitos com a aceitação em dispositivos móveis do Flash Player e AIR, que foi muito além das nossas expectativas, e esperamos muito mais progresso nos próximos meses,” afirma David Wadhwani, vice-presidente sênior, unidade de negócios de soluções criativas e interativas, da Adobe.  “Esse resultado é um passo muito grande para garantir que o usuário móvel pode acessar seu conteúdo preferido em qualquer dispositivo, seja jogos, vídeos da web ou aplicativos corporativos. Além disso, nossos clientes do CS5 querem explorar a facilidade de ampliar acesso ao seu trabalho criativo para milhões de dispositivos móveis.”

Durante a conferência, a Adobe está demonstrando a última versão do Flash Player – Flash Player 10.2. A nova versão inclui suporte para novos recursos como o Stage Video, que oferece um desempenho maior para vídeos, otimizando a aceleração de hardware em dispositivos móveis, desktops e TVs. OStage Video, por exemplo, reduz a carga no processador e memória, mas oferece uma taxa de fps mais alta e vídeo de maior qualidade. Em testes, os resultados mostram uma redução de até 80% da carga no CPU ao reproduzir um vídeo em 1080p, em sistemas baseados em Windows e Mac OS. Suporte para o Stage Video em dispositivos móveis será incluído em Android 3.0 “Honeycomb” e no BlackBerry Tablet OS. O atual conteúdo de vídeo no formato H.264 também será beneficiado com o Stage Video em plataformas móveis, sem qualquer alteração.

Sobre o Adobe AIR

Um elemento fundamental da Plataforma Flash, o AIR representa a possibilidade de aproveitar o código existente para criar e entregar aplicativos independentes em vários dispositivos e plataformas. O Adobe AIR suporta smartphones e tablets baseados no Android™, iOS, BlackBerry Tablet OS e desktops, inclusive os sistemas operacionais Windows®, Macintosh e Linux®. Além disso, a Samsung é a primeira fabricante de televisores a distribuir o Adobe AIR em sua linha de televisões Samsung SmartTV. O Adobe AIR oferece ferramentas familiares, como o Adobe Flash® Professional CS5, Adobe Flash Builder™ e Flex para construir aplicativos ricos e independentes para múltiplos dispositivos. Muitos desses aplicativos já estão disponíveis noAndroid Market, o App Store da Apple, Adobe InMarket e Intel AppUpSM center. Para conhecer os aplicativos AIR mais populares para as plataformas Android e iOS, visite m.flash.com.

O Adobe AIR cria experiências ricas no aplicativo por meio de uma série de recursos, incluindo o suporte para , câmera, vídeo, microfone, multi-toque e gestos. Com o suporte ao geolocation, por exemplo, os desenvolvedores podem criar aplicativos e serviços baseados em localização. O AIR também pode exibir controles de navegador nativos no aplicativo, permitindo a integração de conteúdo em HTML e .SWF. Com o suporte ao SQLite, os desenvolvedores podem armazenar e salvar bancos de dados dentro do aplicativo AIR com facilidade.

Sobre o Adobe Flash Player

Já estabelecido como um dos principais aplicativos gratuitos da Android Market, baixado mais de 6 milhões de  vezes e com mais de 150 mil usuários, com uma classificação de 4,5 estrelas (de 5), o Flash Player conteúdo baseado em Flash dentro do navegador do seu dispositivo móvel. Além do Android Market, o programa é distribuído pelos fabricantes de dispositivos e operadoras através de pré-instalações e atualizações de sistemas operacionais.

O Flash Player está disponível para as plataformas Android, HP webOS e Google TV. {0>BlackBerry Tablet OS, future versions of Windows® Phone,LiMo, Samsung SmartTVs and others are also expected to support Flash Player.<}0{>O BlackBerry Tablet OS, versões futuras de Windows® Phone,LiMo, Samsung SmartTVs e outras plataformas também devem oferecer suporte ao Flash Player. Para visualizar a lista dos dispositivos certificados, visite http://www.adobe.com/flashplatform/supported_devices/smartphones.html. Para exemplos da grande variedade de conteúdo executado no Flash Player pela Web, visite m.flash.com

via assessoria de imprensa