adidas

Notícias sobre robôs autônomos estão se tornando comuns, com destaque para as tarefas que eles podem fazer no lugar de um ser humano, aumentando a produtividade, reduzindo os custos e demitindo seres humanos.

Mais um exemplo disso é o novo robô da Adidas, o Sewbot, criado pela SoftWear Automation, que utiliza câmeras e braços robóticos para cortar e coser o tecido de forma rápida e precisa, realizando um dos trabalhos que muitos pensaram que seria exclusivo para os humanos.

Essa máquina pode fabricar uma camiseta do zero em aproximadamente quatro minutos, com um nível de precisão que supera o do olho humano. A empresa chinesa Tianyuan Garments fechou uma parceria com a SoftWear para instalar 21 linhas de produção em sua nova fábrica nos Estados Unidos.

A Tianyuan Garments é a principal fabricante de camisetas Adidas no mundo, e a nova linha de produção completa seria capaz de criar uma camiseta a cada 22 segundos, podendo assim fabricar 800 mil camisetas por dia. Um aumento na produção de quase 300% com uma importante redução de custos. Porém, não sabemos quantos postos de trabalho seriam substituídos.

A adoção do Sewbot vai ser feita no topo da indústria têxtil, já que nem mesmo a fábrica chinesa mais barata do mundo poderá competir com eles, já que nessas fábricas o custo de uma pessoa para cada camiseta é de US$ 0,33, enquanto que a máquina custará US$ 0,05 a unidade. Um recorde imbatível nesse momento.

Os vídeos abaixo mostram a Sewbot em ação, fabricando uma calça jeans.

 

 

 

+info