tenis-adidas-fabricado-robo-02

Em 2015, a Adidas revelou seus planos de desenvolvimento da Speedfactory, uma frota de robôs encarregados de fabricar tênis na cidade de Asnbach, Alemanha. Nessa semana, a empresa revelou o primeiro fruto desse projeto, o Adidas Futurecraft M.F.G., tênis de corrida com design PrimeKnit e solas com tecnologia Boost, praticamente fabricado por robôs.

Durante o processo existe a intervenção humana, mas o grande grosso da criação é por conta de máquinas, não para substituir os empregados nas fábricas, mas complementá-los com melhores ferramentas para a criação dos produtos.

Sobre o design do Adidas Futurecraft M.F.G., ainda recebe a tecnologia de captura de movimento ARAMIS, que mapeia o músculo, os ossos e a pele para criar um calçado muito mais cômodo para o usuário.

 

tenis-adidas-fabricado-robo

 

A Adidas reconhece que a M.F.G. (Made For Germany) é apenas o começo, e que muitos mais produtos virão nos próximos meses. A empresa também aposta na sua linha Futurecraft, que inclui tênis feitos parcialmente com partes impressas em 3D, utilizando materiais procedentes de dejetos marinhos.

O novo tênis Adidas Futurecraft M.F.G. não tem preço revelado, e no momento inicial só teremos 500 pares no mercado. Logo, não devemos esperar por algo barato. A ideia da Adidas é montar uma frota de fabricação em Atlanta (EUA), ampliando assim a produção desses modelos.

Se você quer ver essa tecnologia mais de perto, veja o vídeo a seguir.