650_1000_nokia-x2-main

Com a reformulação da Microsoft anunciada hoje (17) por Satya Nadella, chega ao fim o projeto do Nokia X, ou pelo menos os lançamentos de smartphones Nokia com fork Android. Na verdade, essa linha deve passar por uma transformação, passando a adotar o Windows Phone.

A ideia da Microsoft é orientar todos os esforços para a mesma direção, ou seja, o Windows. Palavras de Stephen Elop:

(…), temos a intenção de oferecer dispositivos Lumia de baixo custo, mudando os futuros Nokia X para a plataforma do Windows Phone. Esperamos fazer essa mudança o quanto antes possível, sem deixar de vender ou oferecer suporte aos modelos Nokia X existentes.

Pode até ser que os modelos Nokia X atuais não desapareçam de um dia para outro, já que a ideia é converter alguns desses modelos acessíveis para o Windows Phone. O que vai acontecer de fato com esses dispositivos ainda não é certo, mas tudo indica que o interesse pelo Android por parte da Microsoft é algo nulo. E não poderia ser diferente.

Sobre as informações que citavam o desenvolvimento de um Lumia com Android, tudo indica que agora não passa de rumores (ou planos que jamais se concretizarão). O último lançamento dessa linha foi o Nokia X2, apresentado no mês passado. Antes, foram lançados os modelos Nokia X e XL, sendo esses um dos últimos projetos dos finlandeses antes de se tornarem uma empresa da Microsoft.

Ou seja… adeus, Nokia X. Durou tão pouco, que podemos dizer que pouquíssimos vão sentir saudades.

Via Microsoft