Para quem ainda não sabe, o Firefox OS é o sistema operacional móvel baseado no navegador web da Mozilla. Até agora, só era possível testá-lo através de um arquivo executável em nosso computador, mas eles lançaram uma extensão para o Firefox que permite a simulação do sistema a partir do próprio navegador, com o objetivo de fazer com que todos possam conhecer todas as suas funcionalidades de forma muito mais cômoda.

Antes de qualquer coisa, convém esclarecer que o Firefox OS está bem longe de sua versão final, e por esse motivo existem muitas possibilidades de nos depararmos com algum bug no sistema. Porém, se você é um desenvolvedor ou apenas um curioso para saber como o sistema está, vale a pena dar uma olhada para conferir qual é o real potencial do sistema operacional da Mozilla.

Para isso, tudo o que você precisa fazer é instalar o add-on correspondente ao sistema operacional que você está utilizando. Após a instalação, você precisa acessar o menu Ferramentas > Desenvolvedor Web > Simulador Firefox OS. O único inconveniente é que esse complemento pode ter um tamanho considerado generoso para um complemento do Firefox. Por exemplo, no Mac, ele possui um tamanho de 69 MB.

Alguns detalhes que podem ser observados nesse primeiro teste: ele se parece muito com o Android, por causa da disposição dos ícones e do design da tela inicial. Sua estabilidade não é um dos seus pontos fortes (já alertei isso antes nesse texto, pois não estamos falando de uma versão final do sistema), e a sua simulação é um pouco lenta, chegando a travar em alguns momentos. Mas, de qualquer forma, é possível se ter uma ideia de como o sistema vai funcionar.