j-lo-google-images

 

Nem todas as grandes inovações de tecnologia aparecem de longos períodos de pesquisa e desenvolvimento. Muitas delas os próprios usuários ajudam a criar. Este foi o caso do Google Imagens.

Não que a Google inventou o serviço do nada. Mas foi quase isso.

No Grammy Awards do ano 2000, todos queriam ver o inesquecível vestido que Jennifer Lopez utilizou no evento, e a Google teve que inventar algo para isso. Parece uma lenda urbana, mas Eric Schmidt, ex-diretor executivo da empresa, confirmou que a lenda é real.

 

 

Como J-Lo criou o Google Imagens

 

google-imagens

 

Em janeiro de 2015, Eric Schmidt escreveu um artigo de opinião falando sobre a evolução do mundo tecnológico, da evolução do Google e, apesar de não haver nada parecido na época do seu lançamento, os padrões da rede foram mudando, e eles tiveram que se adaptar às novas necessidades das pessoas.

Schmidt explicou que eles queriam mais do que simples textos, e isso ficou evidente depois do Grammy Awards 2000, quando o tal vestido verde de Jennifer Lopez chamou a atenção do mundo. Esse evento se tornou o item mais buscado da história da Google naquele momento, mas na época não haviam uma forma segura para exibir essas fotos. E aí nasceu o Google Imagens.

Logo, podemos dizer que a cantora norte-americana criou uma necessidade nos usuários que a Google não poderia atender, o que fez com que a empresa criasse um produto que, com o tempo, se transformou em uma das pedras angulares do seu buscador.

Segundo Schmidt, algo parecido aconteceu com o Google Maps. As pessoas começaram a buscar endereços no buscador, e não se conformavam com simples links nas páginas citadas. Queriam saber como chegar aos locais.

Entendendo essa necessidade, a Google criou um mapa online fácil de explorar, que virou mais uma pedra essencial do buscador, e da forma como utilizamos a internet.

 

Via The Tinkerer’s Apprentice