Acoustruments-01

O Acoustruments é um novo tipo de controle que utiliza o ultrassom para gerenciar o smartphone de forma muito mais interessante, curiosa e divertida.

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon e da Disney Research estão trabalhando em um sistema complementar de interação externa com o smartphone, que dispensa o uso de conexões em fio ou cabeada, nem complexos controles ou dispositivos.

O funcionamento do Acoustruments é feito através de um pequeno tubo flexível, que se conecta de um lado ao alto-falante do smartphone, e do outro lado, ao microfone. Um aplicativo emite sons em frequências acima dos 17 KHz (inaudíveis para a maioria dos humanos), que detecta como chega a onda sonora ao microfone.

Acoustruments-02

Qualquer interrupção ou variação é detectada, e vai servir para produzir um efeito que é gerenciado pelo software do smartphone. Dessa forma, é possível criar todo o tipo de interruptores, controles, rodas, sensores de pressão e outros, cujo princípio de funcionamento é basicamente o das chaves de um instrumento musical de vento.

Quando o som é percebido, a longitude, os reflexos, a intensidade ou qualquer outro parâmetro é analisado. O microfone detecta tudo isso, e o aplicativo interpreta como um comando. De acordo com os seus criadores, a confiabilidade do Acoustruments é de 99%, o que o posiciona como um interessante sistema de interação externa para os smartphones, que é simples e barata. Muitos desses controles podem ser impressos em 3D ou até construídos à mão.

Veja o Acoustruments em ação no vídeo a seguir.

 

Via Carnegie Mellon