No próximo domingo, 7 de outubro, mais de 140 milhões de brasileiros vão eleger (em alguns casos, iniciar a eleger, por causa do segundo turno) prefeitos e vereadores de mais de 5 mil municípios do país. E, como o Google já faz parte do nosso dia a dia, nada melhor do que você, internauta engajado e interessado no futuro da sua cidade, acompanhar a apuração das eleições em todo o Brasil pelo novo serviço da gigante de buscas online, o Política e Eleições.

O Google lançou esse serviço no Brasil no mês passado, já pensando nas eleições do próximo domingo. E hoje (5), eles divulgam em seu blog oficial que fecharam uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral, que vai permitir que o usuário acompanhe os resultados das eleições em todo o país, em tempo real.

O mapa eleitoral foi criado de forma conjunta entre o Google e o TSE, e vai oferecer informações como ranking de partidos nas eleições municipais, porcentagem de votos apurados, e contagem de votos de cada candidato. A análise dos dados pode ser feita com informações de todo o país, do estado escolhido, ou do município desejado. Para facilitar a visualização desses dados no mapa, cada partido será identificado por uma cor diferente, e se o usuário clicar em um determinado estado, poderá ver qual é o partido vencedor em cada município.

O serviço facilita a vida de eleitores no Brasil e no exterior. Para os dois casos, o principal objetivo dessa apuração monitorada do Google é oferecer uma opção única para que o internauta acompanhe a apuração com dados oficiais, de forma simples. Normalmente procuramos acompanhar a apuração do município ouvindo as informações em uma rádio local, ou procurando pela internet por sites que façam esse tipo de trabalho. E, tanto para quem mora no Brasil como no exterior, em muitos casos, esses recursos não estão disponíveis, ou não são encontrados com um acesso prático e simplificado.

Para saber mais sobre o Política e Eleições do Google, acesse (hoje, e no domingo das eleições): www.google.com/eleicoes.

Via Blog Oficial do Google Brasil