iOS-malware-iphone

O AceDefender é um vírus que pode ser considerado um trojan, e foi especialmente desenvolvido para infectar dispositivos baseados no iOS, inclusive quando o dispositivo não possui jailbreak.

Esta ameça consegue superar o “sandbox” do iOS, aproveitando uma vulnerabilidade presente no FairPlay, sistema de autorização da Apple que atua como proteção para evitar a distribuição de softwares pirateados (DRM). Para isso, ele recorre à utilização de uma unidade de gerenciamento do iOS para Windows, o Aisi Helper, que emula a iTunes, permitindo a instalação de aplicativos que não foram pagos, mas gerando a brecha onde um atacante pode interceptar todo o tráfego que sai do dispositivo infectado, inclusive instalando aplicativos maliciosos nele.

acedefender

Por enquanto, o AceDefender só foi detectado na China, não afetando outras regiões do planeta. Mas como a internet é rápida para essas coisas, é sempre bom tomar muito cuidado. A melhor forma de prevenir infecções é evitar instalar coisas que não venham de fontes oficiais.

Via MacRumors