nokia_symbian-anna_05.jpg

O Symbian já estava morto, e todo mundo sabia disso. A diferença é que agora nós sabemos quando ele definitivamente será enterrado (ou retirado de mercado). De acordo com um comunicado oficial, a Nokia confirma que vai parar de distribuir produtos com o sistema Symbian a partir desse verão no hemisfério norte (entre os meses de junho e agosto de 2013), com a última leva de modelos Nokia 808 PureView sendo despachada nas próximas semanas.

A partir de agora, a Nokia vai se concentrar exclusivamente nos dispositivos com os sistemas Windows Phone e Asha. O Nokia 808 PureView foi o último smartphone com o sistema Symbian desenvolvido pela Nokia, e chegou ao mercado no ano passado. As vendas de smartphones Nokia com Windows Phone superaram pela primeira vez as vendas dos produtos Symbian no último trimestre de 2013, e no primeiro trimestre de 2013, a fabricante finlandesa vendeu apenas 500 mil unidades de dispositivos com Symbian (apenas para comparar: foram 5.6 milhões de smartphones Nokia Lumia no mesmo período).

A Nokia também alega que o tempo de desenvolvimento de produtos com o Windows Phone é consideravelmente menor. Para que o Nokia 808 PureView (com Symbian) chegasse ao mercado, eles levaram 22 meses de desenvolvimento. Com o Windows Phone, esse produto levaria menos de um ano para ter o seu desenvolvimento concluído. A Nokia informa que o suporte para os produtos com Symbian será oferecido aos consumidores até o ano de 2016.

O Symbian durou 12 anos, um tempo que é considerado muito longo no mundo da tecnologia. Logo, podemos dizer que o sistema foi um sucesso. O grande problema foi a Nokia e os envolvidos com o projeto não olharem para os lados, e perceberem que os seus concorrentes estavam fazendo sistemas melhores e mais intuitivos. De qualquer forma, me lembrarei com uma certa dose de saudosismo dos tempos onde o mundo dos smartphones era mais simples, porém, tão funcionais quanto os de hoje. Afinal de contas, eu comecei no mundo dos smartphones com um modelo Symbian, e ainda acho a linha E Series da Nokia (E61, E63, E71, etc) uma das melhores de todos os tempos.

Fica aqui a minha singela mensagem para o Symbian.

gbs

Via SlashGear, Financial Times