nokia lumia windows phone 78 Acabaram as atualizações do Windows Phone 7.8 para os modelos Nokia Lumia?

A pergunta é retórica, mas pode muito bem se tornar prática, dependendo da sua perspectiva sobre o assunto. Os proprietários de um smartphone com o sistema operacional Windows Phone 7.8 se perguntam até hoje (e procuram em blogs de tecnologia como o nosso) se algum dia eles serão testemunhas de uma nova atualização do sistema para os seus dispositivos. As previsões nunca foram muito otimistas, pois a Microsoft pouco fala sobre o assunto. E pode ser que sequer volte a falar.

Todo o problema começou quando a Microsoft informou que os modelos com Windows Phone 7.5 não eram compatíveis com as novidades adotadas no Windows Phone 8. A informação foi confirmada posteriormente pela Nokia, mas ao menos ficava o consolo da atualização para a versão Windows Phone 7.8, que não era a mais completa, mas ao menos adicionava boa parte das funcionalidades da versão maior.

Porém, uma notícia publicada pelo site Winphoneplace pode ser o balde de água semi-congelada na cabeça dos proprietários da primeira geração dos smartphones da Nokia com Windows Phone. Segundo o site, eles receberam uma mensagem do serviço de atendimento ao cliente da Nokia, que informa que não há planos para lançamento de novas atualizações para os seus modelos com Windows Phone 7.8.

Se essa é a postura oficial da Nokia (que é a principal parceira da Microsoft na empreitada do Windows Phone), imagine o que os outros fabricantes vão fazer? E, na prática, já vemos a mesma postura silenciosa por parte da Samsung, HTC e Huawei, que não sinalizam sobre futuras atualizações dos poucos dispositivos lançados por eles.

A Nokia informa que o suporte aos modelos com Windows Phone 7.8 segue normalmente.

Por outro lado, se considerarmos que a base de usuários do Windows Phone 7.8 é muito pequena, é de se imaginar que, nem Microsoft, nem os fabricantes tinham grandes planos para a primeira geração de smartphones com Windows Phone. Eu mesmo percebi esse movimento no anúncio do Windows Phone 8, com a frase “nenhum modelos atual será compatível com a nova versão”.

Entendo que você pagou uma boa grana pelo seu primeiro smartphone com Windows Phone. Mas o fato é que ele já está abandonado pela Microsoft a pelo menos um ano.

Via