nokia-welcome-back

 

A Nokia teve que esperar até 31 de dezembro de 2015 para voltar ao mercado mobile. Agora, essa volta está mais próxima do que nunca.

O primeiro movimento foi dado com o Nokia N1 lançado no ano passado, um tablet de linha média que deixou clara a aposta no Android. Desde então, esperamos pelo próximo passo: o lançamento de um smartphone.

Nas últimas semanas, os vazamentos relacionados ao Nokia D1C apontam para esse caminho, mesmo não ficando claro se o modelo vai chegar ainda em 2016 ou só em 2017.

A volta da marca com Android foi confirmada oficialmente em maio, quando a empresa finlandesa HMD Global Oy anunciou a aquisição do uso exclusivo da marca Nokia por 10 anos.

 

 

Nokia D1C: vários vazamentos e algumas dúvidas

 

nokia-2016-logo-teaser

 

O Nokia N1 deixou um gosto agridoce, já que apesar desse table não ser um produto ruim, ele estava longe de representar o que a marca foi no passado. Muitos esperavam por um novo smartphone que, desde o ano passado, afirmavam que viria em 2016. Um hipotético Nokia C1 foi especulado no final de 2015, mas jamais se materializou.

Até agora, só apareceram vários vazamentos de outro modelo, o Nokia D1C, que passou por vários benchmarks nos últimos dias. O modelo receberia um processador Qualcomm Snapdragon 430 octa-core de 64 bits a 1.4 GHz e 3 GB de RAM, gerenciados pelo Android 7.0 Nougat.

 

nokia-d1c-benchmark

 

Porém, um último vazamento do GFXBench distancia o produto do conceito smartphone, ao ser catalogado como um tablet com tela Full HD de 13.8 polegadas, GPU Adreno 505, 16 GB e 32 GB de armazenamento interno, o mesmo processador Qualcomm com os mesmos 3 GB de RAM.

O mais surpreendente do vazamento é o tamanho de tela, se distanciando do convencional e deixando as portas abertas para outros formatos, como um conversível. O dispositivo também contaria com slot para SIM cards e câmeras de 15 MP (frontal) e 7 MP (traseira).

Caso os vazamentos estejam corretos, o Nokia D1C não descarta a possibilidade de vermos o primeiro smartphone da nova empresa. Porém, há rumores que indicam que a empresa prepara entre três ou quatro dispositivos: um é o D1C, outros dois contariam com processador Snapdragon 820, e um possível quarto smartphone ou tablet.

As portas seguem abertas. Os rumores sempre falaram em um lançamento em 2016, algo que ainda é possível por conta dos vazamentos frequentes. Mas vendo as datas, não será surpresa se a Nokia ressurgir apenas na CES 2017 ou na Mobile World Congress 2017.