endereco-404-erro

 

Qualquer usuário de Internet já se deparou com a famosa mensagem “erro 404: página não encontrada”. Também é possível que você já tenha ligo algum texto sobre o famoso endereço 404 do CERN, uma das lendas urbanas da tecnologia mais populares.

Bom, vamos desmentir essa lenda nesse post.

 

Endereço 404 – a lenda

 

img_1851

 

Não… a foto acima não é do endereço 4040, mas sim do edifício 31 do CERN.

No começo da década de 1990, o CERN de Genebra (Suíça), um grupo de físicos dirigidos por Tim Berners-Lee determina as bases da Internet que conhecemos hoje, inlcuindo o código HTML e os códigos HTTP, essenciais para estabelecer um protocolo de comunicação comum.

Para alojar a infraestrutura da primeira rede, eles usaram as próprias instalações do CERN e escolheram o endereço 404 para montar uma base de dados central, onde um grupo de pessoas era encarrgada de localizar a enviar cada arquivo manualmente na rede.

Quando eles não eram capazes de localizá-lo ou o arquivo não existia, eles enviavam a seguinte mensagem: “sala 404: arquivo não encontrado”.

Quando a internet começou a se extender, o código 404 se manteve como a representação digital de que o servidor não encontrou o recurso solicitado pelo navegador, e por isso era impossível exibir a página.

 

 

Sala 404 – a realidade

 

404

 

A história anterior é fantástica, porém… absolutamente falsa.

É um dos hoax mais propagados nos últimos anos, e não é difícil encontrar centenas de páginas que afirmam como uma história verdadeira (algumas delas com fotos do local).

O quarto simplesmente não existe!

No CERN, o sistema de numeração dos escritórios tem três números, mas o primeiro só indica o número do edifício onde eles se encontram. No edifício quatro, o primeiro é 002 e o último 066 (o mapa interativo do prédio está nesse link).

A placa comemorativa (que não está na porta do enedereço 404) mostra que os expermientos se realizaram entre um escritório do edifício 31 (Computing and Networking Division) e outra no edifício 2 (Computing for Physics Division).

 

internet-404

 

A explicação exata é a seguinte:

Quando o navegador solicita um documento HTML e o servidor responde com erro 404, está indicando que ele foi capaz de se comunicar com a máquina que aloja a página, mas o arquivo solicitado não existe.

O primeiro 4 do código indica um erro do cliente (pode ser uma url mal escrita), enquanto que o 04 indica o subtipo de erro “não encontrado”.

Um último dado histórico: fazendo um exercício de simplificação, podemos situar a origem da Web no endereço 005, no edifício número 1 do CERN.

 

tim-berners

 

Em uma pequena sala, Tim Berners-Lee e sua equipe trabalharam com três computadores NeXT, criando a primitiva rede que se transformaria em uma das maiores descobertas do século passado, estabelecendo as normas que fariam possível um ecossistema digital livre e descentralizado.

O NeXT que atuava como servidor web conta com uma etiqueta e um aviso com um manuscrito de Tim dizendo “esta máquina é um servidor web: não desligar!”.

 

Via The birth of the web