spark

Uma das claras limitações dos smartwatches é a sua tela reduzida. É difícil exibir a informação com a mesma qualidade dos smartphones, mas a Monotype quer dar um salto qualitativo importante nesse terreno, com o Spark.

Eles criam as tipografias exibidas nas pequenas telas dos relógios inteligentes, tornando a leitura tão intuitiva e legível quanto aquelas disponíveis nos computadores pessoais ou smartphones. Hoje, as tecnologias utilizadas para mostrar fontes tipográficas dos relógios inteligentes e telas de pequeno formato nada mais são do que mapas de bit pré-codificados nos dispositivos, exigindo assim menos potência do processador. Porém, são tipografias pixeladas, não exibindo toda a beleza das tipografias renderizadas, que podem ser escaladas e exibidas em todo o seu potencial.

O principal produto da Monotype, o iType, é capaz de renderizar e mostrar tipografias para telas de tamanho ‘convencional’, mas os seus engenheiros trabalharam no aplicativo com a mesma ideia para adaptá-lo sob demanda para uma empresa automobilística. O resultado desse trabalho foi o Spark, um motor que permite que qualquer tipografia – incluindo aquelas com caracteres mais complexos – sejam exibidas em pequenas telas com a mesma qualidade apresentada nos smartphones.

Via Wired