No próximo dia 5 de setembro, vai acontecer em Nova York um evento da Nokia/Microsoft, onde tudo indica que veremos os sucessores da primeira geração de smartphones com Windows Phone, liderados pelo Lumia 900. Os novos modelos com Windows Phone 8 devem ser exibidos ao mundo, mas segundo alguns rumores impulsionados pela própria Nokia, o novo sistema operacional da Microsoft não será o único ponto de destaque do evento. A tecnologia PureView pode estar presente nos novos modelos.

O PureView deve ser mencionado no evento, algo que não acontece desde a Mobile World Congress 2012, quando a Nokia surpreendeu a todos em Barcelona com o lançamento do inesperado Nokia 808 PureView, com sua câmera com impressionantes 41 megapixels e lentes Carl Zeiss, algo que só é possível com a já mencionada tecnologia.

Os rumores sobre isso nasceram quando a Nokia foi questionada no Twitter se o PureView estará presente no próximo Lumia, e sua resposta deu muito o que pensar: “É só manter os seus olhos e ouvidos abertos nas próximas semanas…”

A tecnologia PureView só está presente até agora no Nokia 808, o qual funcionava com o sistema operacional Symbian, mas a sua chegada aos dispositivos com Windows Phone não só vai beneficiar a plataforma da Microsoft, mas também será um diferencial real e efetivo para os modelos da Nokia para os demais que estão apostando no Windows Phone nesse momento.

Um detalhe muito importante que temos que considerar sobre a diferença do PureView no 808 e em uma próxima geração de smartphones Nokia com Windows Phone 8 é que, talvez esta tecnologia nos novos smartphones ainda não esteja a altura do seu antecessor, já que por causa das capacidades multimídia dos processadores Qualcomm Snapdragon 4 que esses novos telefones terão, a câmera nesses supostos novos modelos com PureView será limitada a, no máximo, 20 megapixels, algo que no meu entendimento não desabona a iniciativa da Nokia em apostar nessa nova combinação. Afinal de contas, quem nesse mundo precisa de mais de 20 megapixels para tirar uma foto para enviar para o Facebook ou Twitter?