futurems

Apesar de ser um evento dedicado aos desenvolvedores, a Microsoft tem vários anúncios na BUILD Conference que podem interessar ao grande público. Uma das tendências mais fortes que vivemos nos últimos meses é o da “Internet das Coisas”, e esta pode receber uma versão do Windows muito em breve.

Um novo site da Microsoft chamado “Windows on Devices” apareceu de forma breve antes da BUILD 2014 começar. Nos poucos minutos que ficou no ar, o site revela que a Microsoft quer levar o nome Windows para todo o tipo de dispositivos menores. Entre os exemplos descritos, temos um ursinho de pelúcia, um copo de café inteligente e até robôs.

O site já não mais está disponível, mas foi possível também saber que a Microsoft pretende fazer com que o Windows se encontre com os dispositivos wearables e outros gadgets conectáveis, com a ajuda da Intel e o seu hardware Galileo.

A Intel está usando o Galileo no segmento da educação sem fazer muito alarde, e esse movimento conjunto com a Microsoft pode dar bons frutos para as duas empresas. O mais interessante do assunto é que, ao que parece, teremos uma seção dedicada ao assunto, com demonstrações. Especula-se que a Microsoft levará para a BUILD 2014 um piano de tamanho real, que conta com o Windows instalado com o hardware da Intel.

O plano da Microsoft é lançar ferramentas de desenvolvimento para Windows/Galileo ainda nesse trimestre, com atualizações periódicas nos próximos meses, relacionadas com os serviços na nuvem. Curiosamente, o anúncio chega semanas depois que a Google apresentou o Android Wear.

Apesar de esperarmos esforços e ambições relacionados ao Windows e dispositivos menores, acreditamos que o principal protagonista do evento de San Francisco será o Windows Phone 8.1, além das atualizações do Windows 8.1 e novidades no Office.

O evento inaugural da BUILD 2014 acontece hoje (02), no período da tarde (no Brasil). Ficaremos de olho sobre as novidades a serem anunciadas pela Microsoft.

Via @h0x0d@strughtonsmith, WindowsOnDevices.com