iphone-6-zafiro

A Apple já trabalha com a safira a algum tempo, sendo este um componente essencial do Touch ID do iPhone 5s e da capa protetora das câmeras desse modelo. Mas em breve esse material pode estar nas telas dos futuros iPhone 6.

Diversas fontes afirmam que estão avaliando as propriedades daquela que seria um protótipo dessas telas. Marques Brownlee submeteu esse protótipo em uma prova de resistência, que parece deixar claro que 1) a tela não será 100% safira e 2) mesmo assim, será muito mais resistente que a do iPhone 5s.

A prova foi feita com duas lâminas revestidas de minerais especiais, que permitiram avaliar a resistência da tela na escala de dureza de Friedich Mohs. Nessa escala, o diamante seria o material mais duro, com dureza 10, enquanto que o quartzo (por exemplo), é qualificado como 7.

zafiro-1

Segundo Brownlee, o material protetor do Gorilla Glass teria uma qualificação 6.8 nessa escala, enquanto que o safira puro registra a pontuação de 9.0. Nos testes, ficou claro que ainda que a teórica tela de safira (não pura) do iPhone 6 não é 100% invulnerável, ela é muito mais resistente aos arranhões que aquela presente hoje no iPhone 5s.

Apesar do safira puro estar presente para proteger o botão do Touch ID, não faria muito sentido integrá-lo na tela completa do iPhone, pois isso tornaria o dispositivo muito mais caro, sem falar nas propriedades importantes (como a flexibilidade) que a Apple necessita para poder manejar o material no processo de fabricação, algo que já ficou claro na patente que registrou a gigante de Cupertino a algum tempo.