XBOX, e nada mais. O próximo console de videogames que a Microsoft vai lançar no futuro (pode ser ainda esse ano), que até então era chamada por todos de Xbox 720, receberá o nome oficial de Xbox. É o que diz os últimos rumores divulgados no site Pocket-lint, fazendo com que a empresa de Steve Ballmer volte no tempo em sua nomenclatura, e siga a tendência da Apple de não mais colocar designações numéricas em alguns segmentos de produtos.

Com esse lançamento, a empresa pretende focar em seu próximo dispositivo uma repaginação do conceito inicial do seu segmento de consoles, tal como fez com o Windows 8, em termos de software. Apesar que oficialmente o nome Xbox 720 não estava sequer confirmado, a grande parte dos consumidores, jornalistas e blogueiros do setor se referiam ao próximo console da Microsoft dessa maneira. E, convenhamos: faz até sentido a Microsoft NÃO chamar o próximo Xbox de 720, simplesmente por não fazer nenhum sentido em termos de marketing ou publicidade.

Faz mais sentido fazer o conceito de consoles domésticos da Microsoft voltar às suas origens com o nome XBOX. É uma forma de fazer referência direta ao produto lançado em 2001. Tal como a maioria das campanhas do novo sistema operacional da Microsoft, eles podem centrar o seu marketing na repaginação do produto (como fizeram recentemente com o Windows 8), dando muito mais foco ao “X” da questão (ou o “X” do Xbox, entende?).

A mesma fonte que confirma o nome oficial nega que um dos possíveis oito núcleos do processador do futuro console seja dedicado a executar de forma exclusiva o sistema operacional, que por sua vez teria uma interface semelhante à do Windows 8, com tiles dinâmicas, que mostram em tempo real toda a informação importante, sem a necessidade de acessar os aplicativos.

A fonte também destaca que o próximo Xbox terá um conjunto de características multitarefa, com a opção de realiza videochamadas a partir dos jogos, e fazer gravações de vídeo, que poderão ser salvas no disco rígido ou no SkyDrive. Apesar de não ter acesso aos novos controles do console, a fonte anônima comentou que o posicionamento dos botões deverá ser o mesmo que temos agora, porém, o controle será diferente, uma vez que o mesmo está em desenvolvimento nas equipes de design da Microsoft.

Naturalmente, todas essas informações não são oficiais, e dependem de uma confirmação oficial. Mesmo assim, os dados parecem fazer muito sentido. De qualquer forma, vamos ter que esperar um anúncio oficial da Microsoft, que pode acontecer durante a E3 2013, no meio do ano. Ou em qualquer evento independente que eles venham a organizar.