smartphone

 

Grande parte da culpa de nossa perda de tempo no trabalho, distração no colégio e falta de atenção na reunião do condomínio é nossa é das milhares de notificações emitidas pelo nosso smartphone, de forma constante. Pois bem, esse tempo de ócio e vagabundagem vai acabar.

Engenheiros da Universidade de Rutgers desenvolveram um sistema de gerenciamento de recebimento de notificações no smartphone que é mais inteligente que qualquer coisa que temos nesse momento.

É óbvio que você pode ativar ou desativar manualmente as notificações, mas este novo sistema permite que o smartphone saiba quando estamos disponíveis para receber os alertas, ativando ou desativando automaticamente as notificações.

Os testes realizados com 22 voluntários analisaram mais de 5 mil registros de uso dos smartphones durante quatro semanas. Além disso, foi feito nos voluntários um teste de personalidade, para detectar como cada pessoa responde diante das interrupções.

Alguns resultados mostram que é mais fácil se distrair com as notificações quando estamos de bom humor, e que dependendo da localização ou da atividade realizada, o usuário pode se incomodar mais ou menos com as interrupções.

A ideia é desenvolver um sistema que funcione como um assistente pessoal que reconheça quando podemos ou não ser interrompidos, reconhecendo inclusive se uma notificação é urgente ou requer prioridade.

É possível que tal tecnologia (em desenvolvimento) chegue ao mercado em breve, podendo fazer parte dos atuais assistentes inteligentes integrados (Siri, Cortana, Bixby, etc). Mas enquanto esse sistema não vem, ainda temos que deixar nosso smartphone no modo “não perturbe” enquanto trabalhamos.

 

+info