porta-usb-type-c usb type-c

O USB Implementers Forum (USB-IF) anunciou a chamada USB Audio Device Class 3.0, uma especificação que habilita de forma oficial e definitiva a porta USB Type-C como via perfeita para todo o tipo de transmissão de áudio.

Os responsáveis pelo órgão parece ter aproveitado o momento do debate sobre o fim do conector de 3.5 mm para atualizar essa especificação, e deixam claro que a porta USB-C é “o futuro do áudio digital”.

USB Type-C: uma ameaça importante para o futuro do conector de 3.5 mm

Ainda que as especificações anteriores já ofereciam tal capacidade, esta nova versão facilita o suporte de áudio digital via USB, além de adicionar melhorias para reduzir o consumo energético.

O mais surpreendente do anúncio é que os responsáveis pelo padrão afirmam que “o áudio USB via USB Type-C permite que os fabricantes eliminem os conectores de áudio analógico de 3.5 mm, reduzindo em até 1 milímetro o design de produtos e reduzindo o número de conectores em um dispositivo”.

As vantagens estão na habilitação de uma melhor resistência à água, além de abrir as portas para uma inovação de forma ilimitada. Pode parecer exagero, mas esse anúncio deixa claro que o USB-IF quer transformar a USB Type-C no único padrão de áudio necessário nos futuros smartphones.

Não é dito quando que o novo padrão chega aos dispositivos, mas este anúncio já amplia a leva de críticas iniciadas com os novos iPhone 7 e iPhone 7 Plus.

Via BusinnesWire