twitter

A partir de hoje (8), o Twitter liberou para todos os seus usuários o limite de 280 caracteres por mensagem publicada.

E, dessa forma, chega ao fim a capacidade de síntese que todos eram obrigados a ter desde o início da rede social, com o limite de 140 caracteres.

A plataforma de microblogging testou o novo limite de caracteres com um grupo restrito de usuários (celebridades e usuários com muitos seguidores). Foram seis semanas de testes, que mostraram alguns dados interessantes.

Apenas 5% dos tweets enviados eram maiores que 140 caracteres, e apenas 2% tinham mais que 190. Os dados foram recolhidos antes do limite ser alterado para a grande maioria dos usuários, e podem mudar drasticamente com os diferentes perfis de uso a partir das novas possibilidades.

O Twitter optou pelo aumento do limite de caracteres para que os usuários que pretendem utilizar textos maiores se expressem com maior facilidade. Um detalhe curioso: o limite não foi aumentado para os usuários japoneses, coreanos e chineses, uma vez que os ideogramas são escritas mais condensadas, dispensando o uso de campos de introdução de texto.

Os usuários que já podem utilizar o novo limite de caracteres vão observar na página de publicação de novas mensagens no Twitter um novo indicador de limite circular, que substitui o contador digital.