nsa-gsm

Muito provavelmente, essa não é uma informação que chega a causar espanto ou surpresa. De qualquer forma, segue sendo uma notícia que eu entendo que você e o mundo civilizado deve refletir: a NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) pode decodificar chamadas telefônicas GSM sem ter qualquer tipo de dificuldade técnica.

Documentos vazados por Edward Snowden ao jornal Washington Post revelam que a NSA não só poeria está seguindo os passos de todo mundo e dos seus respectivos contatos através das torres de telefonia móvel e de suas redes de satélites, mas também é capaz de escutar algumas chamadas realizadas via GSM. Da mesma forma, os conteúdos das mensagens de texto também são visíveis para os analistas da agência.

A informação facilitada por Snowden revela que a NSA (e potencialmente outros órgãos do governo norte-americano) podem acessar as chamadas e mensagens SMS que são cifradas com o algoritmo A5/1, que é objeto de críticas de muitos especialistas pela sua falta de segurança. Infelizmente, para os cidadãos que estão preocupados (de forma legítima) com a sua privacidade), o A5/1 é amplamente utilizado pelas operadoras de telefonia móvel, mesmo com sua debilidade sendo algo de conhecimento público.

Em todo caso, essa notícia não quer dizer que a NSA pode escutar qualquer conversa realizada pelos celulares ao redor do planeta. As comunicações 3G e 4G pode ser (ainda que necessariamente não sejam) mais seguras, e operadoras como a T-Mobile da Alemanha já manifestou o seu propósito de implementar sistemas de codificação mais eficientes, com o objetivo de proteger os seus clientes.

Se tudo isso segue sem te convencer, sempre vai te restar o recurso de utilizar uma plataforma com funções de segurança avançadas, como o CyanogenMod, que recentemente anunciou que vai codificar as mensagens de texto entre os smartphones com o sistema CM instalado, usando o protocolo TextSecure.

Via The Washington Post