A Mozilla já apresentou o seu sistema operacional para dispositivos móveis baseado no padrão web de maneira oficial, o Firefox OS (antes conhecido como Boot2Gecko, mas claramente esse não é o melhor nome). O primeiro protótipo foi mostrado, onde a interface pode ser vista, mas parece que ainda há a necessidade de melhorar alguns dos seus aspectos visuais.

Felizmente, tudo indica que, com o apoio de várias operadoras, a Mozilla vem trabalhando com muita rapidez para melhorar a sua plataforma, e nos últimos dias, esses avanços foram mostrados. A interface parece ser muito bem cuidada, e tal como acontece com o Android, iOS, MeeGo, Tizen e o futuro BlackBerry 10 e demais sistemas operacionais móveis, o Firefox OS está focado nos ícones alinhados, e no seu caso em específico, arredondados, e com várias telas iniciais. Vale registrar que é muito cedo para que alguns usuários mais chatos dizerem que “é uma cópia”, pois é importante ver o sistema em detalhes para ver qual o caminho que a Mozilla está adotando nesse desenvolvimento.

Mas temos aqui uma boa notícia. Os desenvolvedores que desejam experimentar o Firefox OS podem fazê-lo no seu computador, pois a Mozilla publicou as compilações da plataforma em seus servidores, para que os testes de comportamento da interface seja feito, e tudo isso em HTML5, CSS e JavaScript. O download está disponível para Mac, Windows e Linux, com instruções para instalação e execução no seu sistema em específico.

O objetivo dessa iniciativa é incentivar os desenvolvedores, que podem se familiarizar com o sistema e se motivar a portar ou criar do zero os seus aplicativos para o sistema. Os primeiros smartphones com o Firefox OS chegam ao mercado no começo de 2013 no Brasil.

Para conhecer mais sobre a interface do Firefox OS, clique aqui. Para instruções de instalação da compilação do sistema, clique aqui.