É, amigo… quando a fase está ruim… é uma sequência de acontecimentos… depois de números de vendas “decepcionantes” (sério, não consigo ver aonde…) do primeiro final de semana do iPhone 5, e com um iOS Mapas que é daquele jeito que você já sabe, a última “surpresa” que o iOS 6 esconde está relacionada ao serviço de previsão de meteorologia, que na nova versão conta com integração ao assistente pessoal inteligente Siri.

Supomos que você esteja em Nova York, Nova York e pergunte para o Siri qual é a previsão do tempo para os próximos dias na cidade. A resposta que ele vai dar é a da imagem à esquerda, com uma média de temperatura acima dos 90 graus Farenheit (ou 32 graus Célsius). Vale lembrar que os norte-americanos estão entrando no outono, e em Nova York, assim como em boa parte da costa leste dos Estados Unidos, as diferentes estações do ano são mais acentuadas. Ou seja, essa temperatura está elevada demais para essa época do ano na cidade.

Agora, supondo que você ainda conta com o bom e velho aplicativo de previsão de tempo do iOS 5, gerenciado pelo Yahoo, e fizer a mesma consulta de previsão do tempo para a cidade, os resultados são mais próximos da realidade, com uma média de 70 graus Farenheit (ou 21 graus Célsius).

Logo, concluímos que há algo errado com o Siri. A explicação mais aceitável é que, aparentemente, o assistente pessoal “inteligente” da Apple está combinando os dados de previsão do tempo de NYC, Nova York, com a cidade de New York, no estado do Texas, que por estar na costa oeste dos Estados Unidos, tem temperaturas naturalmente mais altas que na costa leste, ao longo de todo o ano.

O problema é que, mesmo que você pergunte ao Siri a previsão do tempo “na minha região”, ele vai continuar a exibir os resultados errados. A única forma dele exibir de forma correta a previsão do tempo de algum lugar na cidade de Nova York, Nova York, é ditando o CEP da sua localidade.

E isso não é tudo. O Siri ainda está apresentando erros nas consultas de previsão do tempo em cidades como Ruchmond e Carrolton. Aparentemente, o serviço não consegue fazer a distinção entre duas cidades com o mesmo nome, e está combinando os resultados de previsão de tempo das duas cidades. O problema já foi informado nos fóruns oficiais de suporte da Apple, e até agora, a empresa de Cupertino não se pronuncia sobre o assunto.

Via Ubergizmo, MacRumors