futuro-microsoft

De tempos em tempos, podemos ver como será o futuro segundo a ótica da Microsoft (bom, pelo menos na teoria). A gigante de Redmond publica esses vídeos com uma certa periodicidade, e já faz isso há muitos anos. Dessa vez, o vídeo mostra a Envisioning Center, uma instalação onde a empresa pretende explorar como será o futuro em nossas casas, ou nos escritórios.

Segundo explica a própria Microsoft em seu blog oficial, não só agora podemos descobrir como será o futuro segundo a empresa, mas agora também é possível experimentar esse futuro. Através de suas perspectivas, foram quase 20 anos de desenvolvimento da instalação, que ainda está evoluindo para tentar fazer com que esse futuro seja cada vez mais palpável.

No caso do Envisioning Center, o objetivo é imaginar como a tecnologia pode ajudar a fazer com que a vida seja mais simples, tanto com pequenas melhorias quanto com grandes revoluções. O centro foi completamente remodelado, e agora está aberto ao público, abrigando cenários de trabalho, no lar e um mix dos dois ambientes. A tecnologia que podemos encontrar por lá foi inspirada nas diferentes equipes de produto da empresa, na Microsoft Research e nas tendências observadas na própria indústria de tecnologia.

Mas… quais são essas tendências? Bom, segundo é possível ver no vídeo abaixo, em um futuro muito próximo (entre 5 e 10 anos), as telas e a conexão constante com a internet entre os dispositivos, que funcionam como assistentes pessoais. Assim, a Microsoft imagina que uma espécie de tela central poderá controlar toda a casa.

Além disso, nesse futuro da Microsoft, o usuário poderá enviar informações de um dispositivo para outro em um simples gesto, além de tecnologias de reconhecimento de voz para comunicações com todos os terminais, que vai interpretar as ordens do usuário de forma imediata, além de reconhecer objetos e mudar as informações mostradas na tela. Segundo a Microsoft, “a tecnologia vai ampliar nossos sentidos, nos ajudando a ficar conectados com as pessoas que mais amamos, e transformar a forma que vivemos, trabalhamos e nos divertimos”.

Mas isso não significa necessariamente que a Microsoft vai desenvolver todos esses produtos (no vídeo, alguns produtos apresentados já estão disponíveis, como o Surface e o Nokia Lumia 720), mas sim que eles estão ressaltando algumas das tendências que devem aparecer no futuro, como as interfaces de usuários naturais. Vídeo abaixo.