650_1200

Faz algum tempo que o pagerank de cada site da internet dava uma ideia rápida da importância de uma página. Basicamente levava em conta o número de páginas que se relacionava à outra e o nível dessas páginas relacionadas. E não necessariamente essas páginas podem ter a mesma relevância.

No futebol, podemos dizer mais ou menos a mesma coisa sobre uma partida: não é a mesma coisa enfrentar uma seleção de grande nível e uma equipe amadora. Então, pensando nisso, surge a questão: qual seria a melhor equipe de futebol do mundo, se os critérios aplicados fossem os mesmos para calcular o pagerank da web?

A resposta para essa pergunta foi dada por dois professores da Universidade da Macedônia, Verica Lazova e Lasko Basnarkov, que aplicaram o sistema de pagerank nas seleções nacionais para determinar a melhor da história.

E tal como seria no mundo real (falo historicamente, e não baseado no momento atual, que é péssimo), o Brasil foi eleita a seleção mais relevante do planeta.

brasil-futebol

Os professores levaram em conta os resultados de cada seleção nacional nas 20 Copas do Mundo realizadas desde 1930. As mais de 7 mil partidas entre 210 seleções formaram uma rede onde cada equipe está diretamente relacionada com outra que enfrentou pelo menos uma vez. Essa relação será mais ou menos importante, dependendo do resultado do confronto (vitória, empate, derrota), e do nível do time enfrentado.

Aplicando os mesmos princípios do pagerank original criado pela Google em 1999, o resultado é que o Brasil (país que tem mais participações, títulos, partidas e gols marcados em toda a história dos mundiais) se posiciona como o melhor da história, seguido por Itália, Alemanha, Holanda, Argentina, Inglaterra, Espanha, França e a República Checa.

Via Technology Review