Durante a apresentação do Samsung Galaxy Note 9, a Samsung revelou que o seu novo phablet era um dispositivo certificado pelo YouTube para 2019.

Para quem nunca ouviu falar nessa certificação antes, saiba que este é um programa totalmente novo que o YouTube acabou de lançar. Agora, a plataforma de streaming de vídeos recomenda os melhores smartphones para ver vídeos no seu serviço. Esses dispositivos recebem a citada certificação.

São smartphones que contam com a capacidade de exibir vídeos a 360 graus, suporte para alto alcance dinâmico (HDR), altas taxas de imagens, decodificação 4K, codecs da próxima geração e bom desempenho com vídeos com DRM.

A Google informa que tem um time que avalia cada dispositivo, e que trabalha ao lado dos fabricantes para solucionar os problemas de desempenho e capacidade de reprodução de vídeos.

São 18 dispositivos (incluindo o já mencionado Galaxy Note 9) que receberam a certificação do YouTube, incluindo: Xperia XZ2 Premium, HTC U12+, OnePlus 6, LG G7 ThinQ, Xiaomi Mi 8, Nokia 8 Sirocco, Xiaomi Mi Mix 2S, Samsung Galaxy S9 / S9+ / Note8 / S8 / S8+, Google Pixel 2 / 2 XL e Huawei Mate 10 Pro.

O mais surpreendente de tudo isso (ou não, se observarmos os detalhes)? Nenhum dos dispositivos é um iPhone.