internet-computador

A Akamai publicou o seu último relatório sobre o estado da internet no planeta, analisando a velocidade de conexão até o terceiro trimestre de 2015. O relatório conclui que a velocidade de conexão de internet no planeta está, em média, em 5.1 Mbps, aumentando em 14% em relação ao mesmo período do ano passado.

Um dos países que se sobressaem no relatório é o Congo, cuja velocidade de conexão média aumentou em 147% em um ano, com uma largura de banda média de 2 Mbps. Por outro lado, nem todos os países saíram ganhando: 19 países registraram queda na velocidade média de internet, com destaque negativo para o Sudão, com queda de 64% em um ano, com 1.3 Mbps de largura de banda média.

Abaixo, temos a tabela dos 10 países do planeta com maior largura de banda média, com destaque para Noruega, Finlândia e Suécia, que aumentaram a velocidade de conexão em 44%, 26% e 23%, respectivamente. Também há um destaque de queda de 19% para a Coreia do Sul em um ano, além da queda trimestral de 11%.

Paises-con-mayor-ancho-de-banda-medio-del-mundo-en-el-tercer-trimestre-de-2015

Outro aspecto interessante do relatório da Akamai é a quantidade de usuários com conexões superiores a 25 Mbps. Apenas 5% dos usuários do planeta contam com uma internet acima dessa velocidades, sendo que a Coreia do Sul é a primeira posição nesse quesito, mas com uma queda de 37% na largura de banda em um ano, e 19% em relação ao trimestre anterior.

Mesmo assim uma a cada quatro conexões de internet na Coreia do Sul contam hoje com uma velocidade acima dos 25 Mbps. Mais ou menos o mesmo se repete na Suécia (19%), reforçando a força dos países do centro e norte da Europa nesse ranking, que só contam os “invasores” Coreia do Sul, Hong Kong e Japão.

Paises-con-mayor-ancho-de-banda-superior-a-25Mbps-en-el-mundo-durante-el-tercer-trimestre-de-2015

Sobre o tráfego total, há um aumento de 14% no tráfego de dados em relação ao trimestre passado, e um aumento anual de 65%, de acordo com os dados recolhidos em 180 países, que representaram mais de mil redes.

Trafico-de-voz-y-datos-hasta-el-tercer-trimestre-de-2015

Como o gráfico acima mostra, o tráfego de dados não para de subir, enquanto que o de voz está muito mais estagnado, com um aumento muito menos notável. As conexões através das linhas móveis foram determinantes para esse aumento galopante no tráfego de dados.

Via Akamai