Em 01 de janeiro de 2013, não comemoramos apenas um novo ano que se iniciou, mas também o aniversário de 30 anos da internet moderna. Em 01 de janeiro de 1983, a ARPANET oficialmente mudava as suas diretrizes, adotando a Internet Protocol, criando assim a Internet como conhecemos hoje.

É claro que a Internet como um todo nasceu décadas antes (década de 1960, para ser mais preciso), mas a sua transição da Network Control Protocol para a popular TCP/IP (Transmission Control Protocol and Internet Protocol) aconteceu apenas em 01 de janeiro de 1983, e mesmo assim, esse não é considerado o maior momento da história da internet, e sim, uma transição chave para pavimentar o caminho que a internet trilha hoje.

A NCP tinha algumas limitações, incluindo como muitos computadores poderiam se conectar de forma simultânea. Na época, a ARPANET contava com apenas 1000 computadores interligados, mas com o passar dos anos, mais e mais computadores se conectaram à rede, o que criou a necessidade de se criar um novo protocolo para acomodar essa rede, que se tornava cada vez maior e mais complexa.

Vint Cerf é creditado como o co-desenvolvedor do protocolo TCP/IP, em parceria com Robert Kahn. Os dois começaram a trabalhar na nova tecnologia dez anos antes do seu lançamento. Depois, Tim Berners-Lee usou o novo protocolo para trabalhar em conjunto com documentos em hipertexto, no padrão HTML, em 1989, criando a World Wide Web que nós conhecemos hoje.

Via SlashGear