internet-fibra-otica

Cientistas, professores e engenheiros da computação se reuniram na última segunda-feira (11) na ‘Royal Society’ de Londres (Reino Unido) para discutir um problema que afeta a todos: a conectividade da internet ao redor do mundo, que está ficando saturada.

Isso acontece porque temos mais e mais pessoas se conectando na internet nos últimos anos, e os serviços de streaming de vídeo se tornaram muito populares. Imagine que o limite teórico de 100 TB/s será alcançado em menos de cinco anos, e isso porque as transmissões de vídeo em 4K ou 8K ainda não são populares.

Felizmente, a necessidade cria as oportunidades. Junto com a discussão do problema, foram apresentadas alternativas. Uma delas está relacionada com o aumento da força da luz dos cabos de fibra óptica que forma a coluna vertebral da internet. É um método relativamente simples de ser implementado, mas deve ser usado com cuidado, para evitar que a luz sature as fibras, danificando o sinal.

Também foi mostrado um trabalho em algoritmo que permitiam limpar o ruído introduzido durante a transmissão de dados, além de mencionar o uso de fibras com vários centros, para emitir vários sinais ao mesmo tempo. O problema é que essa solução é bem cara, e muito similar a simplesmente instalar mais cabos de transmissão.

Por enquanto, ainda não temos uma única solução, mas os cientistas estão dispostos a ouvir mais ideias para evitar a saturação da internet. Ou seja, se você tem algo em mente, esse é o momento exato para compartilhar com o mundo. Pelo bem da Humanidade, e da internet como conhecemos.

Via GizmodoNew ScientistNature