ios-mapas-01

Sim. iOS 8 (talvez, quem sabe). Sabemos que a Apple acabou de lançar o iOS 7.1, mas o pessoal do site 9to5Mac obteve acesso à fontes próximas da empresa, e tudo indica que a versão 8.0 do sistema operacional para iPhone, iPod e iPad já está a caminho. Mais: terá foco a um dos aspectos mais criticados pelos usuários: os mapas.

Em 2012, a Apple decidiu remover o suporte do Google Mapas em seu aplicativo de mapas para o iOS 6, oferecendo a partir daí a sua solução de software. O resultado foi um aplicativo cheio de erros e imprecisões cartográficas, que foi duramente criticado pelos usuários. O mico custou o emprego do até então o responsável pelos mapas da empresa, Scott Forsall.

Depois desse fracasso, a Apple se desculpou publicamente, e desde então, trabalha muito duro para tentar devolver aos seus mapas o mesmo brilho da era Google Maps. O estilo dos mapas se adaptou ao iOS 7, mas as mudanças que estão chegando prometem ser ainda mais radicais.

A primeira mudança é mais do que necessária: enriquecer a base de dados dos aplicativos, para que seja mais completa e confiável. A Apple confirmou que várias empresas vinculadas ao assunto entraram como parceiras da empresa para resolver essa questão, entre elas BroadMap, Embark e HopStop.

A segunda grande mudança será a incorporação de rotas de tráfego nas ruas, e informações precisas sobre os serviços de transporte público. Segundo as fontes do 9to5Mac, o novo aplicativo de mapas vai permitir ao usuário um deslocamento por linhas diferentes de transporte público com maior eficiência, ou até mesmo programar viagens a partir de uma hora específica.

ios-mapas-02

Por fim, os Mapas da Apple podem trazer os primeiros recursos de realidade aumentada através da sinalização de pontos de interesse, com a ajuda da câmera do iPhone. A Apple patenteou uma tecnologia relacionada ao assunto em 2011 (foto acima), mas o conceito ainda precisa estar completamente desenvolvido para entrar na próxima versão do iOS. Vale lembrar que a realidade aumentada possui um bom ponto de interação com o CarPlay

Por fim, a Apple deve integrar ao iOS 8 um novo aplicativo, chamado Healhbook, que vai permitir um registro mais personalizado das atividades físicas do usuário.

É sempre bom ter um ponto de ressalva sobre todas as informações. Até que tudo isso não se confirme oficialmente, devemos colocar tudo isso dentro na zona de rumores. Por outro lado, não podemos nega que tais informações contam com sua dose de lógica, ainda mais com o fato que o Apple Mapas ainda está muito atrás do Google Maps.

Via 9to5Mac