Face ID del Xiaomi Mi 8 - A diferença entre o sistema de desbloqueio facial do Xiaomi MI 8 e do Mi 8 Explorer Edition

O Xiaomi Mi 8 e Mi 8 Explorer Edition são oficiais. São smartphones top de linha semelhantes, com diferenças substanciais. Apesar de contar com o mesmo processador e design, duas características são bem distintas entre eles.

Uma dessas diferenças está no leitor biométrico. No Xiaomi Mi 8, ele fica na parte traseira do smartphone. Já no Mi 8 Explorer Edition, ele fica na tela do dispositivo. É a Xiaomi dando um passo à frente da concorrência.

A segunda grande diferença está no desbloqueio facial. Os dois modelos recebem o recurso, mas com tecnologias bem diferentes.

O desbloqueio facial do Xiaomi Mi 8 conta com infravermelhos para detalhar o rosto do usuário, mas não usa sensores 3D, sendo bem mais inseguro. Teoricamente, esse sistema pode ser enganado por uma foto.

 

ee5 - A diferença entre o sistema de desbloqueio facial do Xiaomi MI 8 e do Mi 8 Explorer Edition

 

Já a tecnologia utilizada no Xiaomi Mi 8 Explorer Edition é a mesma presente no iPhone X, utilizando os mesmos infravermelhos que mapeiam o rosto em 3D, sendo bem mais complexo de ser burlado.

Bem mais complexo, mas não infalível. O Face ID da Apple já mostrou ser falível, pois não funciona com irmãos gêmeos (por exemplo).

Estes são exemplos das grandes diferenças entre as tecnologias de reconhecimento facial dos dois smartphones, mas não são provas concretas de sua eficiência. Apenas os primeiros reviews poderão confirmar tudo isso (ou não).