idc-tablets-2t14

O IDC apresentou os seus últimos dados sobre as vendas e distribuição dos tablets no planeta. O relatório indica que no segundo trimestre de 2014, foram distribuídos 49.3 milhões de tablets, 11% a mais que o mesmo período do ano passado.

O número pode parecer bom, mas o crescimento sequencial é negativo, revelando uma queda de 1.5% no mercado de tablets em relação a primeiro trimestre de 2014. A razão para essa queda é bem clara: é cada vez maior o tamanho dos smartphones. O período de renovação dos tablets é claramente maior que o dos smartphones, e esse é outro argumento revelado pela IDC para explicar essa desaceleração que afeta todos os fabricantes de um setor que cada vez mais parece estar ameaçado pelos phablets.

A Apple segue como líder no setor, com 13.3 milhões de iPads distribuídos no segundo trimestre, mas a sua queda foi de 9.3%, contando agora com uma cota de mercado de 26.9% (no ano passado, eram 33%). A queda da Apple foi contagiosa, pois a samsung também perdeu parte de sua fatia, apesar de manter respeitáveis 17.2% de distribuições no trimestre.

A Lenovo ficou com a terceira posição, com 2.4 milhões de unidades (4.9%). ASUS e Acer (com quedas significativas) contam com 4.6% e 2.0% de cota, respectivamente. Os demais fabricantes somados aumentaram a sua fatia, por conta da enorme presença de dispositivos de fabricantes menores e desconhecidos.

Via DigiTimes