han-pasado-9-anos-desde-que-android-fue-presentado-al-mundo

 

No dia 5 de novembro de 2016, completou-se 9 anos da apresentação oficial do Android. Evidentemente, não estamos falando do início do desenvolvimento do sistema operacional.

O Android nasceu da empresa Android Inc, que foi fortmente apoiada pela Google e depois adquirida por esta última em 2005 por US$ 50 milhões. Vendo o sucesso do sistema operacional hoje, podemos dizer que a compra saiu praticamente de graça para a gigante de Mountain View.

A aquisição disparou os rumores de que a Google entraria no setor de mobilidade, competindo com seu sistema operacional e mudando sua estratégia na época, que era fornecer serviços e aplicativos para outros sistemas operacionais.

Dois anos depois, em 5 de novembro de 2007, o Android OS foi oficialmente apresentado.

O Open Handset Aliiance, um consórcio formado por empresas como Google, HTC, Sony, Samsung, T-Mobile, Qualcomm e Texas Instruments mostrou o interese em desenvolver padrões abertos para dispositivos móveis. No mesmo dia, também conhecemos as principais características do Android, sistema operacional móvel construído em Java que funconava sobre um kernel Linux.

Em 22 de outubro de 2008 foi anunciado o primeiro smartphone com Android, o HTC Dream. Na quela época, o iPhone da Apple já mostrava força, mas aos poucos o sistema operacional da Google ganhou terreno, e hoje conta com posição claramente dominante.

A Google e os usuários estão muito satisfeitos com o Android. Porém, depois de vários anos, os fabricantes não pensam assim. A grande concorrência no setor e as baixas margens de lucro explicam o descontentamento.

Porém, a alta demanda fechou as portas para qualquer outro sistema operacional que não responde pelo nome iOS.

E a culpa disso é do Android.

 

Via TweakTown