Windows10_atualizacao

Faz tempo que os adesivos com a chave de registro do Windows foi aposentada. A chave que permite licenciar o sistema operacional agora é salva na BIOS do equipamento, e não é acessível ao usuário. Também não se usa mais discos físicos com o sistema operacional ou o disco de recuperação, o que pode complicar as reinstalações em caso de problemas.

Ainda que o gerenciamento da chave do Windows tenha mudado, nunca é demais saber e guardar em um lugar seguro a sua chave de registro do Windows original que veio com o seu equipamento. Para isso, uma série de aplicativos facilitam o processo. Alguns são mais potentes por oferecer informações adicionais de software e hardware do equipamento. Já outros (infelizmente) incluem adwares.

Lista a seguir:

Clave_Windows1

1. Belarc Advisor: Não só mostra o número de licença do Windows, mas também monta um perfil detalhado do software instalado, recursos de rede, atualizações não instalados e status do antivírus. Também oferece informações de hardware, placa, processador, memórias, armazenamento, etc.
2. Magical Jelly Bean Keyfinder: Bem mais simples que o anterior, mas muito rápido e específico a obter a chave do Windows. ATENÇÃO: no processo de instalação, ele tenta instalar softwares lixo no formato de extensões do navegador, assim como anúncios e ofertas comerciais.
3. SterJo Key Finder: Tem uma versão portátil que dispensa instalação. Baixe o arquivo ZIP, descomprime o arquivo e execute para obter a chave do Windows rapidamente.

Clave_Windows_2

4. ShowKeyPlus: também conta com uma versão portátil, e está livre de publicidade. Vai mostrar a chave do Windows de forma instantânea, além de mostrar a licença armazenada dentro de uma cópia de segurança do Windows.
5. Free PC Audit: Permite obter a chave e outras informações de hardware e software do equipamento. Também está livre de publicidade, mas é um pouco mais lento que as outras alternativas (falamos de segundos).

Clave_Windows_3

6. ProduKey: Um grande aplicativo, que nunca falta no arsenal de quem presta assistência técnica. Simples, portátil, rápido, gratuito e livre de publicidade. Mostra a chave do Windows e nada mais.

 

Resumo dos testes

Clave_Windows_3-1

A partir do Threshold 2, a primeira e última grande atualização do Windows 10, a Microsoft implementou algo que os usuários vinham pedindo a muito tempo: a ativação do Windows 10 em instalações do zero com uma chave válida do Windows 7, 8 e 8.1. Chave essa que é possível obter facilmente com qualquer um dos softwares indicados nesse post.