1489465495882404423

 

Existem diferentes definições que mantém a discussão sobre qual foi realmente o primeiro videogame da história, e há até uma divisão por campos (científico, informático, arcade e eletrônica de consumo) que complica ainda mais esta questão.

Mas boa parte dos especialistas considera o Tennis for Two o primeiro videogame da história, e por um motivo bem simples: foi o primeiro jogo de computador criado com o objetivo de entreter, ou seja, o primeiro sem fins acadêmicos.

Foi criado em 1958 e utilizava um computador analógico, um osciloscópio na tela e gráficos vetoriais. Foram produzidos dois simples controles de alumínio.

Um ano depois, uma versão melhorada do jogo foi apresentada, utilizando uma tela maior e movimento da bola muito mais cuidada e realista.

Entre este jogo e o popular Pong (1972), há uma diferença de 14 anos. E mesmo com diferenças claras, elas não são tão grandes como as que se produziram na década seguinte, com os jogos de grande consumo com a chegada do NES da Nintendo, e o Master System da SEGA.

Não resta dúvida que a evolução que a indústria do videogame viveu foi enorme, mas podemos dizer que hoje ela esta um pouco estagnada, já que cada vez mais custa a surpreender de verdade os gamers mais e mais exigentes.

 

 

Via TweakTown