arpanet

 

Durante as últimas décadas, testemunhamos um enorme avanço tecnológico. Ainda não interiorizamos plenamente a importância dessa evolução, de modo que relembrar coisas como a primeira mensagem enviada pela internet nos ajuda a ser mais conscientes disso.

No último final de semana, comemoramos 47 anos da primeira mensagem enviada pela internet. Quase meio século já se passou do momento histórico em que Charley Kline, estudante de programação da UCLA, enviou a mensagem através da ARPANET, estabelecendo uma forma de comunicação direta entre os dois primeiros nós que posteriormente se transformariam na internet que todos nós conhecemos hoje.

 

 

Um erro que gerou um baita acerto

 

A mensagem seria “login”, e o destinatário foi o Augmentation Research Center no Stanford Research Institute, mas no final o sistema teve um erro inesperado quando tentou se escrever algo mais além da letra “o”. No final das contas, a primeira mensagem enviada pela internet acabou sendo “lo”.

Porém, os especialistas não desistiram, e poucas horas depois resolveram o problema, enviando a mensagem inicialmente planejada sem problemas.

Foi um momento histórico e uma conquista que nos permite ter uma ideia do enorme valor que tem todas as tecnologia e avanços obtidos em matéria de comunicação, um campo que, para muitos, chegamos ao topo e que não temos mais passos importantes para dar.

 

Via TweakTown