O comportamento do telespectador brasileiro está mudando, de acordo com o crescimento do acesso à internet no país. Segundo o estudo Social TV, realizado pelo IBOPE Nielsen Online, um a cada seis brasileiros navega na internet enquanto assiste à programação da TV.

O estudo foi realizado em 13 regiões metropolitanas, entrevistando pessoas com 10 anos de idade ou mais, entre os dias 13 e 29 de fevereiro de 2012. O estudo mostra que entre os internautas domiciliares brasileiros, 43% possuem o hábito de ver televisão enquanto navegam pela rede mundial de computadores. O mais impressionante é que 59% desse grupo afirma fazer isso todos os dias.

Os jovens são aqueles que praticam essa atividade com maior frequência. Os internautas entre 20 e 24 anos de idade são o maior grupo entre aqueles que assistem TV enquanto navegam na internet, e os adolescentes entre 15 e 19 anos são os que mais comentam sobre o que estão assistindo nas redes sociais. Entre os adultos, o hábito é maior entre as mulheres e pessoas da classe AB.

70% dos internautas “multitarefa” afirmam que procuram na internet informações complementares sobre aquilo que estão assistindo naquele momento, e 80% admitem que já trocaram de canal motivados por uma mensagem recebida pela internet.

Os programas mais assistidos pelos internautas são noticiários, novelas, filmes e esportes. 29% desse grupo comentam o que estão vendo, sendo o principal alvo dos comentários as novelas. Os desktops são os computadores mais utilizados pelos comentaristas virtuais de novelas, enquanto que o notebook, o smartphone e o celular conectado são os mecanismos utilizados para comentar os telejornais, esportes e reality-shows.

Via AdNews