sensores-sony

2014 foi um ano muito importante para a Sony no que se refere à criação de câmeras e sensores. 40% dos sensores destinados aos diferentes produtos que contam com uma câmera fotográfica estavam confeccionados pela empresa japonesa.

Quem informa é o The Wall Street Journal, que explica com mais detalhes como a Sony faz dinheiro vendendo sensores para Apple e Samsung. É justo informar que a segunda tem a sua própria tecnologia que intercala com os sensores Sony, e outros fabricantes como a LG já mostram que querem ser independentes nesse aspecto. Saindo do mundo mobile, na fotografia ‘tradicional’, a Sony também é líder, fornecendo sensores para grande parte da concorrência.

No lugar de vender produtos, vender componentes e tecnologias pode ser rentável se você é líder no segmento e tem fábricas preparadas para isso. Em abril, a Sony investiu pela segunda vez no ano em suas fábricas de sensores, e o negócio vai muito bem para os japoneses.

 

Ganhar mais com componentes do que vendendo smartphones

iphone6-galaxys6-cameras

Para você ter uma ideia, os novos iPhones usam sensores Sony nas duas câmeras, com uma montagem que custa um pouco mais de US$ 20 para cada unidade do componente.

Vale lembrar que no mercado de sensores, a segunda e a terceira posições ficam nas mãos da Omnivision (15.7%) e da Samsung (15.2%) respectivamente. A Sony também é parte importante da Japan Display, que se dedica a criar telas, e Panasonic e NEC decidiram seguir pelo mesmo caminho.

Por outro lado, a Omnivision Technologies, a segunda fabricante de sensores para câmeras em dispositivos móveis, e pode parar na mão de investidores chineses – Hua Capital Management, CITIC Capital Holdings e GoldStone Investment – em uma operação que pode custar US$ 1.9 bilhão.

Esse é mais um exemplo que a China adora comprar no ocidente empresas que já funcionam bem. A Omnivision é uma empresa californiana (Santa Clara), e já tinha instalações na China, onde desenvolve os seus produtos, além de gerar 80% de suas vendas no país asiático.

19361979

Sony Xperia Z3

Via WSJ