linux

 

2016 está chegando ao fim, e nesse ano comemoramos o 25º aniversário do Linux.

Há muito tempo que o núcleo Open Source é uma peça fundamental do mundo tecnológico em que vivemos, sendo este o maior projeto colaborativo da história da computação.

Muitos comemoraram a data. A SUSE foi uma delas. A empresa alemã é uma das veteranas do ecossistema do Linux e do Open Souce, e publicou um infográfico (em PDF nesse link) que fala sobre a evolução do software ao longo desse um quarto de século.

Se por um lado o infográfico é uma boa revisão dos 25 anos do Linux, por outro necessita de algumas explicações complementares, pois os dados são discutíveis:

 

– Em 1991, o Linux tinha um único usuário (adivinha quem é???), enquanto que em 2016 são 86 milhões. Porém, sabemos que os usuários diretos do Linux podem alcançar mais de 1 bilhão, e de indiretos hoje… basicamente o mundo todo.
– Em 1998, o sistema operacional gerenciava o seu primeiro supercomputador, enquanto que em 2016 gerencia 95%. Mas tal dado também é impreciso, já que no final de 2016, ele já estava em 99,6% dos supercomputadores de uma lista de Top500, envolvendo apenas os mais potentes.

 

De qualquer forma, há outros dados interessantes, que devem ser vistos pelos menos informados.

Convido você a conferir o infográfico (aqui em PDF, e aqui em JPG).