A 21st Century Fox está recorrendo à inteligência artificial para prever a audiência de um filme de acordo com o trailer.

O trailer é sempre o primeiro contato do filme com a sua audiência, e a 21st Century Fox pensou em um sistema que aproveite essa forma publicitária para antecipar os efeitos nos espectadores, recorrendo às redes neuronais para ter uma ajuda baseada nisso.

Para que tudo funcione, a IA foi treinada com uma grande base de dados, para um aprendizado em deep learning. Cérebros eletrônicos da NVIDIA, mais especificamente as GPUs Tesla P100 e o framework TensorFlow, foram utilizados no experimento.

O treinamento? Ver filmes. Muitos filmes. Centenas de filmes lançados nos últimos anos, assim como os registros de audiência e dados de referência como cor, iluminação, rostos, paisagens e determinados objetos.

Para a 21st Century Fox, o trailer é a parte mais crítica da campanha de marketing de um novo filme. Por isso, o seu potencial para ajudar as produtoras a tomar decisões nas diferentes etapas nas campanhas de marketing.

 

 

O sistema criado oferece uma grande margem de previsibilidade, mas não oferecem detalhes que comprovem essa afirmação além de um exemplo com um vídeo. O principal aqui é ter algo que ajude a medir a qualidade do trailer e o alcance que um filme pode ter em um primeiro momento.

A ideia é seguir aperfeiçoando a IA, aumentando a precisão para melhores previsões. Custos não foram revelados, mas podemos deduzir que o sucesso do sistema pode resultar em uma economia na estimativa de audiência, talvez a tempo de evitar que o filme seja um eventual fracasso.

Veremos se algo muda nos trailers da 21st Century Fox, e esperamos que a IA não indique nos trailers os spoilers que favorecem uma melhor acolhida junto ao público.

 

Via Engadget