TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia 2016 vai durar um segundo a mais para ajuste de relógios | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | 2016 vai durar um segundo a mais para ajuste de relógios

2016 vai durar um segundo a mais para ajuste de relógios

Compartilhe

 

De acordo com o Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência (IERS), o dia 31 de dezembro de 2016 terá um segundo a mais para ajustar o horário de forma totalmente correta.

Ou seja, um segundo a mais para que 2016 nos tire alguém que amamos muito. Alguma celebridade, alguma lenda do rock, algum astro do cinema e da TV…

O segundo extra é conhecido como “segundo intercalado”, e é um método que se utiliza para compensar as mudanças na rotação da Terra e que alteram o relógio. Há 200 anos um dia dura 86.400 segundos. Hoje, um dia dura 86.400.002 segundos.

Isso significa que a velocidade de rotação da Terra está se reduzindo, de forma ínfima mas perceptível. Logo, os relógios deveriam adicionar a diferença para seguir funcionando corretamente.

Às vezes é necessário adicionar ou atrasar um segundo no tempo da Terra, algo que acontece desde 1972, e que garante o correto funcionamento do nosso sistema horário.

Normalmente, o segundo a mais ou a menos é adicionado ou removido entre os meses de junho ou dezembro. Dessa vez, será adicionado em 31 de dezembro.

Um segundo pode causar erros informáticos graves, mas existem especialistas para cuidar desse tipo de variações.


Compartilhe