twitter

 

Muitos criticam a elevada quantidade de trolls presentes no Twitter, o que fez com que muitas empresas interessadas em comprar a rede social desistissem da iniciativa. Porém, trolls tem em todas as redes sociais. Mas… e os bots?

Um estudo revelou que pelo menos 15% das contas ativas do Twitter são bots. Apesar de ser algo negativo na maioria dos casos, há algumas exceções: algumas contas oferecem informações como previsão do tempo, condição de estradas e rodovias, desastres naturais, postagens sobre um tema específico, entre outros. Detalhe: qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento pode criar um bot, via IFTTT.

O Twitter sabe de tudo isso, e faz o possível para solucionar o problema, principalmente no caso das contas fantasmas inúteis, que só servem para potenciar tweets de outras contas. Sem falar naquelas que fazem propaganda disfarçada do terrorismo, e outras práticas criminosas.

A última atualização do Twitter oferece várias opções para denunciar e silenciar qualquer ato considerado fora do normal. Veremos se os usuários vão se valer do bom senso para utilizar essas ferramentas.